"Só voa quem se faz leve."

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cambuci

Lar, doce estúdio!
O Bairro do Cambuci é minha casa.
Já andei por vários bairros de São Paulo, Higienópolis, Vila Mascote, Vila Madalena, Planalto Paulista e quem diria agora o Cambuci.
O Cambuci, um bairro com mais de 100 anos, localizado bem no centro de São Paulo, era quase um bairro esquecido. Digo quase porque as construtoras já descobriram um novo paraíso... 
Ponto de parada para os viajantes que vinham de longe o Largo do Cambuci abrigava um lago, acredita? A rua dos Lavapés ganhou este nome por conta dos inúmeros pés que lavou após as chegadas destes viajantes nesta bela São Paulo.
Nesta época haviam muitas árvores frutíferas por aqui conhecidas como Cambuci. Há também textos que explicam que em tupi-guarani Cambuci quer dizer tigela com água, por conta do formato da frutinha. Daí o nome.
Enfim, este é o bairro que me abriga, cheio de histórias e figuras!


1. Cambuci: aquarela de Maria Cecília Tomasi, do livro de Gil Felippe "Frutas: sabor `a primeira dentada", editora SENAC.
2. Detalhe de foto do corrego que cortava o Cambuci por volta de 1935. Encontrei esta imagem no site www.sampa.art.br  e não possui créditos do fotógrafo.


2 comentários:

Unknown disse...

adorei a história do nosso querido Cambuci
também adoro esse bairro
parabéns por estar aí

Anônimo disse...

Eu tb gosto muitoooooo desse bairro, que é repleto de boas histórias e onde a Empório se encontra.
Hoje e sempre tb faremos parte da história desse bairro que é muito bom e tranquilo para se trabalhar, viver, passear, dentre outras coisas.

ps.: Sou seguidor...rsrsrs...uebaaa!!!